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Pais e Alunos

Normas Gerais de Convivência Escolar

BREVE HISTÓRICO

O Colégio Vinicius de Moraes, com mais de trinta anos de existência, tem sua história constantemente reescrita, pois, a cada ano, possibilita aos educadores pensar e refletir sobre a prática, com permanente adequação e aprimoramento, em nome de uma educação de qualidade. Desde sua fundação, o Colégio procurou atender aos anseios e ideais de uma escola que, eficientemente, forma alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, a partir de 2008, do Ensino Médio.

PROPOSTA PEDAGÓGICA E FILOSOFIA EDUCACIONAL

Tendo por base as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais, descritas na LDB 9394/06 a proposta pedagógica do Colégio está voltada para o desenvolvimento de ações contínuas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, o estímulo à leitura, à escrita, ao raciocínio, a resolução de problemas à criatividade e à reflexão. Cientes de que o processo de educação envolve muito mais do que o conteúdo pedagógico e o compromisso com o estudo, o Colégio preocupa-se em formar cidadãos versáteis, solidários, responsáveis, éticos, capazes de conviver com diversidades e dispostos à aprendizagem contínua.

PROJETOS ESPECIAIS/EVENTOS/ATIVIDADES DIFERENCIADAS

A escola proporciona atividades que além de desenvolverem as habilidades dos alunos, ajudam a fortalecer o convívio entre a equipe escolar, pais e alunos. São realizados, anualmente, os seguintes projetos especiais organizados e desenvolvidos em conjunto pela coordenação e professores das respectivas áreas envolvidas:

    • Saídas pedagógicas/estudos do meio: visam o enriquecimento da experiência vivida pelo aluno e a ampliação de seu universo cultural – EI ao EM;
    • Evento de Dia das Mães – EI / EFI;
    • Festa Junina – EI ao EM;
    • Evento de Dia dos Pais – EI / EFI;
    • CVM Cultural ou projeto similar envolvendo toda a escola – EI ao EM;
    • Pequenos Escritores – EFI 1º Ano – É uma iniciativa pedagógica que incentiva os alunos do 1º ano a desenvolverem suas habilidades de escrita e expressão, resultando na produção do seu primeiro livro de histórias.
    • PAEP – Programa de Apoio à Escolha Profissional – EM – visa oferecer subsídios para a análise de interesses, aptidões e habilidades que possam auxiliar nossos jovens do Ensino Médio na escolha da profissão e no planejamento da carreira – EM;
    • FIVI – Festival Interno do Vinicius – tem por objetivo incentivar a prática de atividades culturais e o desenvolvimento de habilidades – EFII / EM.
    • CVMUN – CVM United Nations Model – EM – O CVMUN é uma simulação de um Comitê das Nações Unidas, onde estudantes assumem o papel de representantes de um país em um ambiente de negociações internacionais. Durante a simulação, os participantes devem se aprofundar no conhecimento da história, cultura e política externa do país que representam, além de compreender suas posições frente a um conjunto diversificado de interesses.

 

Orientações e Normas Gerais de Convivência Escolar

As Orientações e Normas Gerais de Convivência Escolar vêm colaborar com a formação de nossos alunos para a vida em sociedade com seus valores e desafios, contradições e realizações. Direitos e deveres impõem, sim, limites à vida de todos nós e não só de nossas crianças e adolescentes. Porém, é o que possibilita, além de um clima favorável à construção do conhecimento, a formação da vontade e da convivência fraterna e solidária.

HORÁRIOS

Educação Infantil
Manhã: 7h50 às 11h50
Tarde: 13h30 às 17h30

Ensino Fundamental
Manhã: 7h20 às 11h50
Tarde: 13h10 às 17h40

Ensino Médio
Manhã: 7h20 às 12h50/13h40

HORÁRIO/ ATRASO OU SAÍDA MAIS CEDO.

Os horários deverão ser respeitados rigorosamente. Caso haja algum problema de atraso, ou necessidade do(a) aluno(a) sair mais cedo, deverá ser feita uma justificativa ou solicitação pelos pais, por escrito, na agenda do(a) aluno(a) ou via ClassApp. Para os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio o atraso, caso ocorra, será registrado e o aluno deverá aguardar em local determinado pelo colégio e poderá entrar em sala somente a partir da 2ª aula. Em caso de atrasos recorrentes os responsáveis serão avisados através de comunicado na agenda do aluno ou via ClassApp, onde deverão assinar e devolver ao colégio.

ENTRADA

Não é necessário que o responsável leve o(a) aluno(a) até a sala de aula, devendo entregá-lo(a) no portão, para melhor organização do Colégio.

INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA

Para o desenvolvimento pleno do(a) aluno(a) é necessário que seus responsáveis acompanhem sua vida escolar, vistando a agenda (uso obrigatório, com Dados Pessoais preenchidos e atualizados) todos os dias, verificando cadernos, livros, datas de provas e entrega de trabalhos, bem como os conteúdos aprendidos por eles(as).

COMUNICAÇÃO / ATENDIMENTO AOS PAIS

O contato entre pais e professores é realizado mediante agenda ou durante as reuniões realizadas trimestralmente. Os pais poderão falar pessoalmente com os professores (Ed. Infantil e Ens. Fund. I), coordenação e direção sempre que sentirem necessidade, desde que previamente seja solicitado um horário pela agenda, telefone, e-mail ou ClassApp. Os pais poderão ser convocados pelo Colégio conforme necessidade ou dificuldades apresentadas por seu(s) filho(s).
Os meios de comunicação entre Colégio e Família são:

    • Agenda do aluno: deverá ser verificada e vistada pelos responsáveis diariamente.
    • Plataforma Activesoft: os pais poderão acompanhar a vida escolar de seu(s) filhos(as) tendo acesso ao boletim, informações cadastrais, 2ª via de boleto, informações financeiras (solicitem o acesso ao sistema na Secretaria do Colégio).
    • Reuniões: acontecem ao final de cada trimestre e é imprescindível a participação dos responsáveis.
    • ClassApp: aplicativo de comunicação entre família e escola
    • Telefone: 11 3989-2921

 

CONTATOS

SETORE-MAIL
Coordenação Pedagógica (Infantil e Programa Bilíngue)silmara.queiroz@cvmsp.com.br
Coordenação Pedagógica (Fundamental I)vania.andrade@cvmsp.com.br
Coordenação Pedagógica (Fundamental II e Médio)gabriel.broisler@cvmsp.com.br
Coordenação Pedagógica (Fundamental II e Médio)vinicius.pereira@cvmsp.com.br
Direção Pedagógicamarina.destefano@cvmsp.com.br
Direção Geralthiago@cvmsp.com.br
Direção Financeiraalayde@cvmsp.com.br
Direção de Atendimento e Comunicaçãovinicius.urban@cvmsp.com.br
Atendimento Geral/Dúvidas/Reclamaçõescontato@cvmsp.com.br

Observação: Os pais devem manter endereços e telefones atualizados na agenda do(a) aluno(a) e junto à secretaria.

FALTA DE TAREFA / MATERIAL

O objetivo da tarefa de casa é reforçar o conteúdo aplicado em sala de aula e identificar eventuais dificuldades do(a) aluno(a). A falta de compromisso com as tarefas, assim como a ausência de materiais adequados, pode prejudicar significativamente o desempenho do(a) aluno(a). No CVM, temos como lema “Aula dada, aula estudada hoje”. Estudos comprovam que a assimilação do conteúdo melhora exponencialmente quando o aluno revisita, no mesmo dia, os conceitos abordados pelo professor. Esse hábito não apenas solidifica o aprendizado, mas também ativa a memória de longo prazo, preparando o aluno para desafios futuros e contribuições mais ativas em sala de aula. No caso de falta de tarefa ou material, o responsável será informado, via agenda, através de carimbos que deverão ser assinados pelos responsáveis. Observação: em caso de falta, o(a) aluno(a) deverá recorrer à agenda de sala para cumprir suas tarefas de casa (EFII/EM).

VALORES

Todo dinheiro que for anexado na agenda deverá ser identificado pelo responsável, especificando o seu destino. Exemplo: lanche de cantina, compra de uniforme, pagamento de passeio, entre outros.

FREQUÊNCIA ESCOLAR

As faltas frequentes devem ser evitadas para não interromper o processo de aprendizagem; quando ocorrerem, favor comunicar o Colégio.
Observação: O atestado Médico justifica, mas não abona a falta.

MATERIAL

O(a) aluno(a) deverá:

    • Preparar diariamente, com responsabilidade e organização, todos os materiais necessários para as aulas;
    • Zelar pela ordem e limpeza de seu material;
    • Respeitar o material do colega;
    • Caso necessário, as famílias têm a opção de alugar um armário para guardar o material escolar na escola. Para realizar a locação, basta acessar o site do colégio (www.cvmsp.com.br) e clicar na opção “alugue seu armário”.

 

MEDICAMENTOS

Todo medicamento enviado para o Colégio, só será dado com a solicitação por escrito dos responsáveis via agenda ou ClassApp.

UNIFORME

O uso do uniforme e tênis é obrigatório. O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer peça do uniforme, por isso solicita aos pais que seja marcado o nome do(a) aluno(a). Uso obrigatório de kimono para as aulas de judô e collant para as meninas nas aulas de Dança Educativa.

AVALIAÇÃO / RENDIMENTO ESCOLAR

A nota trimestral do(a) aluno(a) resulta de uma média assim composta:

    • Educação Infantil: avaliação contínua com resultados registrados, trimestralmente, em Relatório individual.

 

    • Ensino Fundamental (1º ano): avaliações aplicadas trimestralmente (valor 10,0), expressas por CONCEITOS:

      Nota 0 a 3,9: I (INSUFICIENTE)
      Nota 4,0 a 5,9: PM (PRECISA MELHORAR)
      Nota 6,0 a 7,9: B (BOM) Nota 8,0 a 10: MB (MUITO BOM)

 

    • Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano):

      – Avaliação Parcial (Valor 6,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos até o período da respectiva avaliação;
      – Avaliação Trimestral (Valor 10,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos durante o trimestre inteiro;
      – Trabalhos (Valor 2,0) – conteúdos relativos ao aprendizado do trimestre, feitos em casa, sala de aula, individualmente ou em grupo. Os mesmos deverão ser entregues dentro do prazo estipulado. Caso isso não ocorra o(a) aluno(a) perderá 0,5 ponto na nota e terá uma nova chance de entregar na aula subsequente. Caso não seja entregue novamente a nota será zero;
      – Avaliação contínua (Valor 2,0) – o(a) aluno(a) é avaliado(a) diariamente, pelo seu empenho, cumprimento de prazos, assiduidade, material e comportamento.
      Ao final do trimestre as notas adquiridas pelos(as) alunos(as) são somadas e dividas por 2, devendo-se atingir a média 6,0 para não ficar de recuperação.

 

    • Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano):

       

– Avaliação Parcial (Valor 6,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos até o período da respectiva avaliação;
– Avaliação Trimestral (Valor 8,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos durante o trimestre inteiro;
– Trabalhos (Valor 2,0) – conteúdos relativos ao aprendizado do trimestre, feitos em casa, sala de aula, individualmente ou em grupo. Os mesmos deverão ser entregues dentro do prazo estipulado. Caso isso não ocorra o(a) aluno(a) perderá 0,5 ponto na nota e terá uma nova chance de entregar na aula subsequente. Caso não seja entregue novamente a nota será zero;
– Avaliação contínua (Valor 2,0) – o(a) aluno(a) é avaliado(a) diariamente, pelo seu empenho, cumprimento de prazos, assiduidade, material e comportamento.
– Simulado Anglo (Valor 2,0) – avaliação objetiva baseada nos conteúdos trabalhos no Caderno Anglo ao longo do trimestre.
Ao final do trimestre as notas adquiridas pelos(as) alunos(as) são somadas e dividas por 2, devendo-se atingir a média 6,0 para não ficar de recuperação.

 

    • Ensino Médio:

– Avaliação Parcial (Valor 4,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos até o período da respectiva avaliação;
– Avaliação Trimestral (Valor 10,0) – avaliação na qual são testados os conhecimentos adquiridos durante o trimestre inteiro;
– Trabalhos (Valor 2,0) – conteúdos relativos ao aprendizado do trimestre, feitos em casa, sala de aula, individualmente ou em grupo. Os mesmos deverão ser entregues dentro do prazo estipulado. Caso isso não ocorra o(a) aluno(a) perderá 0,5 ponto na nota e terá uma nova chance de entregar na aula subsequente. Caso não seja entregue novamente a nota será zero;
– Avaliação contínua (Valor 2,0) – o(a) aluno(a) é avaliado(a) diariamente, pelo seu empenho, cumprimento de prazos, assiduidade, material e comportamento.
– Simulado Anglo (Valor 2,0) – avaliação objetiva baseada nos conteúdos trabalhos no Caderno Anglo ao longo do trimestre.
Ao final do trimestre as notas adquiridas pelos(as) alunos(as) são somadas e dividas por 2, devendo-se atingir a média 6,0 para não ficar de recuperação.
– Os Itinerários Formativos do Ensino Médio não possuem avaliações parciais ou trimestrais. As notas dos alunos são baseadas em projetos desenvolvidos ao longo de cada trimestre.

  • Observação: por se tratarem de conteúdos diferenciados ou com carga horária reduzida os componentes curriculares Arte, Educação Física, Metodologia de Estudos, Filosofia, Sociologia, Desenho Geométrico e Inglês possuem critérios específicos de avaliação.


Recuperação Trimestral / Recuperação Final

    • ao final de cada trimestre será aplicada uma prova de recuperação – sem limite de disciplinas – aos(às) alunos(as) que não atingiram a média mínima (6,0);
    • se a nota da recuperação for maior que a do trimestre, comporá a média aritmética com a anterior, caso contrário, a nota da recuperação será registrada, mas a média trimestral não será alterada;
    • as avaliações de recuperação serão realizadas em horário oposto ao das aulas em calendário proposto pela coordenação;
    • para que o(a) aluno(a) seja aprovado(a) no final dos três períodos, deverá apresentar a soma mínima de 18 pontos, caso contrário, ficará para recuperação
      final (limitado a 4 componentes curriculares no Ensino Fundamental II e Ensino
      Médio e 3 componentes curriculares no Ensino Fundamental I, nos quais não obteve a média mínima);
    • para que o(a) aluno(a) seja aprovado na recuperação final, o(a) mesmo(a) deverá obter média final igual ou superior a seis (Média Anual + Nota da recuperação final) /2 = Média final.

 

FALTA EM DIA DE AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

O(A) aluno(a) que perder a avaliação terá direito de refazê-la, mediante atestado médico (com CID da doença, assinatura e registro do médico) para ser analisado pela Direção/Coordenação ou pagamento de uma taxa por prova, por meio de solicitação de requisição na Secretaria. Os dias e horários de aplicação das avaliações substitutivas serão previamente agendados e divulgados através dos comunicados de calendários das avaliações, do cronograma trimestral que será disponibilizado para consulta no site do Colégio. Não há substitutiva das avaliações de recuperação e de simulados.

ATENÇÃO: o(a) aluno(a) que for flagrado colando durante a execução da avaliação, terá a mesma zerada, sem o direito à avaliação substitutiva.


AULAS DE REFORÇO / PLANTÃO DE DÚVIDAS

As aulas de reforço para o Ensino Fundamental I (Português e Matemática) e Ensino Fundamental II (Matemática) são oferecidas gratuitamente e ministradas sob encaminhamento do(a) professor(a) em horário oposto ao que o(a) aluno(a) estuda. O plantão de dúvidas é oferecido gratuitamente pelo Colégio aos(às) alunos(as) do Ensino Médio. Alunos(as) com nota/média inferior a 6,0 estarão automaticamente convocados a frequentar o plantão de dúvidas. Disciplinas do plantão: Matemática, Química e Física.

EDUCAÇÃO FÍSICA

As aulas de Educação Física são obrigatórias. Os(as) alunos(as) com atestado médico estarão dispensados das atividades, mas não dá aula, devendo procurar seu(sua) professor(a) no início da mesma. O atestado médico (contendo o período da inatividade, carimbo médico e CID) deverá ser entregue ao(à) Coordenador(a) da série no prazo máximo de 48 horas.

O aluno que não estiver com roupa adequada para a realização da aula de Educação Física (uniforme do colégio e tênis adequado) não participará da mesma. Os responsáveis serão notificados via ClassApp.

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO


Adaptação da criança no colégio

O prazo médio de adaptação é de até duas semanas, de forma que a criança se sinta segura e integrada ao grupo. Durante o período de adaptação é importante que o aluno não falte.


Dia do brinquedo (Somente Ed. Infantil e 1º ano)

O dia do brinquedo será sempre na última sexta-feira de cada mês. Caso haja alguma mudança, os responsáveis serão avisados via agenda. No brinquedo deve constar o nome do(a) aluno(a).

Aniversários

Os(as) alunos(as) da Educação Infantil / Ensino Fundamental I poderão comemorar seu aniversário no Colégio desde que a coordenação e professora sejam comunicadas com antecedência mínima de 5 dias, via agenda ou ClassApp. Os aniversários serão comemorados dentro do horário de lanche e deverão ser atendidas as seguintes recomendações:

  • Enviar um convite para TODOS da turma, uma semana antes, preenchido pela família – Somente os colegas da turma poderão participar da festa.
  • O aniversariante poderá vir sem uniforme, com uma roupa de passeio ou fantasia.
  • Para alimentação será permitido kits individuais, com bolo, podendo conter salgados e doces, suco e/ou refrigerantes. Todos os kits serão consumidos dentro do colégio.
  • Para o tão esperado ‘Parabéns’ enviar velas e um bolo fake (Bolo decorativo para a comemoração).
  • Enviar talheres de plástico, copos descartáveis e guardanapo.

IMPORTANTE: De acordo com a Lei nº 18.058, de 5 de dezembro de 2024, reforçamos que o uso do celular é proibido dentro das dependências do colégio. Observação: para maiores informações sobre esse tema, verifique os comunicados e e-book enviados via ClassApp.

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