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Família e escola têm compromisso de manter um diálogo permanente e ações coordenadas, visando à coerência na formação de valores e construção de limites. Constituem-se em parceiros fundamentais no desenvolvimento de atitudes que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças e adolescentes.
Sabemos que a importância que os pais dão à educação e à escola, influi fortemente no modo como os filhos valorizam os estudos: o papel da família é decisivo para o crescimento intelectual e maior facilidade na aprendizagem, garantindo o bom resultado desejado por todos.
Grande parte do sucesso escolar é decorrente da existência de hábitos de estudo definidos. Muitas vezes, o problema do jovem não é causado por uma deficiência de aprendizado: o adolescente apenas não sabe como estudar. Seu dia está mais curto devido às atividades extracurriculares e aos diversos atrativos que antes não existiam, como a televisão, o computador e o videogame. A falta de tempo também impede que os pais o acompanhem de perto, mas alguns cuidados, neste sentido, não podem ser deixados para trás.
A preocupação da família em acompanhar se as atividades foram realizadas, se estão bem feitas, garantem uma maior eficácia no alcance dos objetivos. A ajuda a ser fornecida pela família deve ser nesses aspectos, pois caso ultrapasse esses limites pode, inclusive, atrapalhar o processo de desenvolvimento da autonomia do aluno. A maior ajuda que os pais podem dar aos filhos é exigir qualidade na produção.
Os pais devem conversar com os filhos para identificar que tipo de dificuldade eles estão sentindo. Dificuldade de organização ou de concentração. Notas baixas, material escolar desorganizado, desinteresse e dificuldade de relacionar a matéria com o cotidiano também são alguns dos sintomas de que o adolescente precisa aprender a se planejar e a estudar de maneira mais eficaz.
Com o objetivo de contribuirmos com informações que possam auxiliá-los a orientar seus filhos a cultivarem hábitos de estudo, selecionamos alguns textos sobre a importância do acompanhamento ao jovem de maneira geral e com orientações sobre como estudar. Boa leitura!
Outra contribuição nesse sentido é a disponibilização de uma orientação de estudos no site, com o objetivo de que nossos alunos possam ter em mãos uma fonte de consulta que os oriente na elaboração de trabalhos e pesquisas.
Com carinho
Direção e Equipe do Colégio Vinicius de Moraes
É bom que cada pai tenha em mente algo que muitos estão perdendo: O controle do seu lar. Como disse Khalil Gibran: “Os filhos não são nossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Eles não são de ti, vêm de ti. Não queiras fazê-los como tu, pois a vida não anda para trás…”
Referências:
Envolvimento Parental na Escola – www.ese-jdeus.edu.pt/projectoepe
Crianças e adolescentes seguros – Folha on line
Psicologia em estudo – www.scielo.br
Educar para a mídia – www.educarparaosmedia.blogspot.com/2006/02
“Formar / educar leitores? Por quê? Para quê?
Para não se acomodarem diante do impossível.
Para construírem uma outra sociedade.
Para não se curvarem diante das contradições do presente.
Para serem mais felizes.
Para não buscarem lenitivos místicos, ingênuos aos problemas sociais.
Para tentarem caminhos alternativos de vida e experiência.
Para dizerem não à mediocridade.”
Ezequiel Theodoro da Silva
Incentivo – Converse com seu filho sobre a importância do estudo dizendo-lhe que ao aprendermos a estudar, melhoramos nosso desempenho na vida escolar, nas avaliações e na vida profissional e que estudo, portanto, é uma atividade presente na vida de todos nós, pois não podemos perder a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.
Ambiente – Oriente-o a desenvolver suas tarefas de casa específicas e momentos de revisão dos conteúdos num local silencioso e agradável.
Horário – Explique-lhe que a prática correta está em estudar um pouco todos os dias, pois assim sua aprendizagem se dará de maneira mais eficaz. É necessário determinar a hora de início dos estudos, não esperando sentir vontade de começar a estudar. Na hora marcada, deve começar e só parar quando esgotar o tempo estabelecido, mesmo que acredite que já tenha aprendido tudo. É preciso seguir um plano de estudo até formar o hábito. O ideal é destinar um tempo para cada disciplina que teve no dia, assim realizará um importante trabalho de fixação do que os professores passaram naquela data e também poderá perceber as dificuldades encontradas e pedir auxílio aos professores na aula seguinte. Outra dica é orientá-lo para que não estude em seqüência matérias parecidas; uma pode atrapalhar a outra. Ele pode intercalar, por exemplo, Português com Matemática, Física com Espanhol etc. A mudança de assunto é uma forma de descanso mental.
Método de estudo – Oriente-o quanto a importância de seguir as etapas de um plano de estudo adequado: ler o texto relacionado ao assunto tratado no dia, grifar os principais pontos mencionados na aula e refletir sobre a importância dos mesmos; passar para o papel as idéias principais; ler novamente o texto para perceber até que ponto as idéias redigidas parecem com as do autor; anotar as dúvidas no caderno e consultar o professor na aula seguinte.
Provas – Diga-lhe que desenvolver uma rotina diária de estudos, revisando a matéria dada, proporcionará também uma rotina de diversão (conversar no MSN, praticar esportes, jogar videogames, navegar na Internet etc…), pois como o estudo é contínuo, não ficará horas estudando as vésperas de uma avaliação. Sua aprendizagem se dará de maneira mais sólida e com maior consistência.
Notas – Conscientize-o de que ele não deve estudar para obter nota, mas para progredir como ser humano, obtendo novos conhecimentos, tornando-se cada vez mais autônomo, responsável e preparado para superar os obstáculos.
Leitura – Motive seu filho a ler. Presenteie-o com livros. Leia com ele. Momentos de leitura despertam também o gosto pela língua materna. Peça que ele leia fragmentos de matérias de jornais e revistas que você achou interessantes, fazendo-o opinar sobre os assuntos. Pais interessados em ler e estudar despertam esse interesse em seus filhos. A leitura é um dos instrumentos essenciais para construirmos nosso conhecimento e exercemos a cidadania.
Línguas Estrangeiras – Comprove que tanto o Inglês quanto o Espanhol já fazem parte de nosso cotidiano (Ex.: mouse, videogame, Mercosul) e que conhecer mais de uma língua e outras culturas, no mundo globalizado em que vivemos, abre espaço para o mercado de trabalho, para um futuro promissor para ele.
Interpretação de Texto – Oriente-o para que faça, primeiramente, uma leitura global do texto para conhecer o seu conteúdo e, posteriormente, releia parágrafo por parágrafo e, com ajuda de um lápis ou marca texto, sublinhe os trechos mais importantes procurando, no dicionário, as palavras desconhecidas, escrevendo seus sinônimos no próprio texto a lápis e, finalmente, sintetizando, oralmente, o que leu.
Escrita – Mostre-lhe que a escrita é utilizada não só em todas as disciplinas do colégio, mas no nosso cotidiano. É importante que escreva com letra legível, procurando organizar o pensamento, aplicando as regras gramaticais aprendidas, pois escrever corretamente é também treino e hábito.
Livros Paradidáticos – Incentive-o a fazer uma leitura dos paradidáticos adotados no trimestre aos poucos, grifando a lápis, no próprio livro, as passagens mais importantes e pesquisando o significado dos vocábulos novos, nunca deixando a leitura para o final do prazo estabelecido pelo professor. Além dos livros adotados no trimestre, é importante incentivá-lo também a ler outras obras e outros gêneros textuais. Há várias sugestões no início de cada unidade de nosso livro didático e nossa biblioteca possui um acervo muito bom.
Internet – Conscientize-o de que a Internet é um instrumento de aprendizagem muito valioso, porém nem tudo que vem dela é confiável. É comum encontrarmos dados incorretos e imprecisos, além de erros ortográficos.
Atualidades – Interpretação de texto, datas, nomes, locais, teorias, conhecimento dos fatos atuais e do motivo de suas causas… Ufa! São muitos detalhes nem sempre importantes: o essencial é o que acontece em torno deles. Incentive o contato com jornais, revistas, noticiários e internet para uma constante atualização; mas conscientizando-o de que não adianta ler sem compreender… É necessário quebrar o paradigma de que “estudar” é sinônimo de “decorar”: trata-se de INTERPRETAR; LER; ENTENDER e INTERAGIR. É essencial no entanto, perceber a importância de relacionar o mundo (pois o movimento é global) e, acima de tudo, os conteúdos da escola aos da vida.
“Praticar esportes alivia a tensão e ajuda a relaxar. A atividade esportiva estimula a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar”.
“Alimente-se adequadamente. Durante a época de provas ou vestibular é prudente evitar comidas gordurosas e se abster de álcool e cafeína.”
Antônio Carlos Lopes (UNIFESP).
“Desenvolva uma técnica de relaxamento para o período de provas e vestibular. As técnicas de relaxamento são eficazes, pois quebram a reação fisiológica do estresse. Mais valem três minutos de relaxamento durante uma prova do que perder várias questões”.
Sérgio Henriques Jr. (Psiquiatra).
“Intercale estudo com descanso. Dormir cedo e pelo menos oito horas por dia é fundamental para o vestibulando reter as informações memorizadas durante o estudo”.
Nívea Gomes Basile (Diretora do curso Vésper)
“As relações afetivas dão ao candidato o equilíbrio emocional necessário para enfrentar a rotina de estudos. O vestibulando não pode tirar férias de sua condição humana”.
Carus Guimarães (Psicólogo do curso pré-vestibular Pitágoras).
Referências:
The extracurricular product users: parents or children? (Charles Coridian)
Revista Tecnologia Educacional (out/2006)
www.sinodal.com.br/sinal/2006/texto8 e 9
Aprender a estudar (Mariza Figueiredo)
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