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BREVE HISTÓRICO
O Colégio Vinicius de Moraes, com mais de vinte e cinco anos de existência, tem sua história constantemente reescrita, pois, a cada ano, possibilita aos educadores pensar e refletir sobre a prática, com permanente adequação e aprimoramento, em nome de uma educação de qualidade. Desde sua fundação pelo casal Olimpio Gonçalves de Freitas Filho e Alayde Urban de Freitas, o Colégio procurou atender aos anseios e ideais de uma escola que, eficientemente, acolhesse alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e, a partir de 2008, do Ensino Médio. PROPOSTA PEDAGÓGICA E FILOSOFIA EDUCACIONAL
Tendo por base as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais, descritas na LDB 9394/06 a proposta pedagógica do Colégio está voltada para o desenvolvimento de ações contínuas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades, o estímulo à leitura, à escrita, ao raciocínio, à criatividade e à reflexão.
Cientes de que o processo de educação envolve muito mais do que o conteúdo pedagógico e o compromisso com o estudo, o Colégio preocupa-se em formar cidadãos versáteis, solidários, responsáveis, éticos, capazes de conviver com diversidades e dispostos à aprendizagem contínua. PROJETOS ESPECIAIS/EVENTOS/ATIVIDADES DIFERENCIADAS
A escola proporciona atividades que além de desenvolverem as habilidades dos alunos, ajudam a fortalecer o convívio entre a equipe escolar, pais e alunos. São realizados, anualmente, os seguintes projetos especiais organizados e desenvolvidos em conjunto pela coordenação e professores das respectivas áreas envolvidas:
Orientações e Normas Gerais de Convivência Escolar
As Orientações e Normas Gerais de Convivência Escolar vêm colaborar com a formação de nossos alunos para a vida em sociedade com seus valores e desafios, contradições e realizações. Direitos e deveres impõem, sim, limites à vida de todos nós e não só de nossas crianças e adolescentes. Porém, é o que possibilita, além de um clima favorável à construção do conhecimento, a formação da vontade e da convivência fraterna e solidária.
HORÁRIOS
Educação Infantil
Manhã: 7h50 às 11h50
Tarde: 13h30 às 17h30
Ensino Fundamental
Manhã: 7h20 às 11h50
Tarde: 13h10 às 17h40
Ensino Médio
Manhã: 7h20 às 12h40/13h30
Os horários deverão ser respeitados rigorosamente. Caso haja algum problema de atraso, ou necessidade do(a) aluno(a) sair mais cedo, deverá ser feita uma justificativa ou solicitação pelos pais, por escrito, na agenda do(a) aluno(a). Para os alunos dos 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio o atraso, caso ocorra, será registrado e o aluno deverá aguardar em local determinado pelo colégio e poderá entrar em sala somente a partir da 2ª aula. Em caso de atrasos recorrentes os responsáveis serão avisados através de bilhete na agenda do aluno, onde deverão assinar e devolver ao colégio.
ENTRADA
Não é necessário que o responsável leve o(a) aluno(a) até a sala de aula, devendo entregá-lo(a) no portão, para melhor organização do Colégio.
INTEGRAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA
Para o desenvolvimento pleno do(a) aluno(a) é necessário que seus responsáveis acompanhem sua vida escolar, vistando a agenda (porte obrigatório, com Dados Pessoais preenchidos e atualizados) todos os dias, verificando cadernos, livros, datas de provas e entrega de trabalhos, bem como os conteúdos aprendidos por eles(as).
COMUNICAÇÃO / ATENDIMENTO AOS PAIS
O contato entre pais e professores é realizado mediante agenda ou durante as reuniões realizadas trimestralmente. Os pais poderão falar pessoalmente com os professores (Ed. Infantil e Ens. Fund. I), coordenação e direção sempre que sentirem necessidade, desde que previamente seja solicitado um horário pela agenda, telefone ou e-mail.
Os pais poderão ser convocados pelo Colégio conforme necessidade ou dificuldades apresentadas por seu(s) filho(s).
Os meios de comunicação entre Colégio e Família são:
| SETOR | |
| Coordenação Pedagógica (Infantil e Fundamental I) | silmara.queiroz@cvmsp.com.br |
| Coordenação Pedagógica (Fundamental II e Médio) | vera.ligia@cvmsp.com.br |
| Direção Pedagógica | marina.destefano@cvmsp.com.br |
| Direção Geral – Financeiro – Administrativo | thiago@cvmsp.com.br alayde@cvmsp.com.br vinicius.urban@cvmsp.com.br |
| Secretaria | secretaria1@cvmsp.com.br secretaria2@cvmsp.com.br secretaria3@cvmsp.com.br |
| Equipe de atendimento | contato@cvmsp.com.br |
Obs.: Os pais devem manter endereços e telefones atualizados na agenda do(a) aluno(a) e junto à secretaria. FALTA DE TAREFA / MATERIAL
O objetivo da tarefa de casa é reforçar o conteúdo aplicado em sala de aula e observar eventuais dificuldades do(a) aluno(a). A falta da tarefa, assim como a ausência de materiais traz prejuízos no desempenho do(a) aluno(a).
No caso de falta de tarefa ou material, o responsável será informado, via agenda, através de carimbos que deverão ser assinados pelos responsáveis.
Observação: em caso de falta, o(a) aluno(a) deverá recorrer à agenda de classe para cumprir suas tarefas (EFII/EM).
VALORES
Todo dinheiro que for anexado na agenda deverá ser identificado pelo responsável, especificando o seu destino. Exemplo: pagamento de mensalidade, lanche de cantina, entre outros.
FREQUÊNCIA ESCOLAR
As faltas frequentes devem ser evitadas para não interromper o processo de aprendizagem; quando ocorrerem, favor comunicar o Colégio.
MATERIAL
O(a) aluno(a) deverá:
MEDICAMENTOS
Todo medicamento enviado para o Colégio, só será dado com a solicitação por escrito dos responsáveis via agenda.
UNIFORME
O uso do uniforme e tênis é obrigatório. O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer peça do uniforme, por isso solicita aos pais que seja marcado o nome do(a) aluno(a). Uso obrigatório de kimono para as aulas de judô e collant para as meninas nas aulas de Dança Educativa.
AVALIAÇÃO / RENDIMENTO ESCOLAR
A nota trimestral do(a) aluno(a) resulta de uma média assim composta:
Ao final do trimestre as notas adquiridas pelos(as) alunos(as) são somadas e dividas por 2, devendo-se atingir a média 6,0 para não ficar de recuperação.
Obs.: Trimestralmente são aplicados simulados aos(às) alunos(as) do 9º ano do EF e do Ensino Médio.
Observação: por se tratarem de conteúdos diferenciados ou com carga horária reduzida os componentes curriculares Arte, Educação Física, Metodologia de Estudos, Filosofia, Sociologia e Espanhol possuem critérios específicos de avaliação.
Recuperação / Recuperação Final
FALTA EM DIA DE AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA
O(A) aluno(a) que perder a avaliação terá direito de refazê-la, mediante atestado médico (com CID da doença, assinatura e registro do médico) para ser analisado pela Direção/Coordenação ou pagamento de uma taxa por prova, por meio de solicitação de requisição na Secretaria. Os dias e horários de aplicação das avaliações substitutivas serão previamente agendados e divulgados através dos comunicados de calendários das avaliações, do cronograma trimestral que será disponibilizado para consulta no site do Colégio.
Não há substitutiva das avaliações de recuperação e de simulados.
Observação importante: o(a) aluno(a) que for flagrado colando durante a execução da avaliação, terá a mesma zerada, sem o direito à avaliação substitutiva.
AULAS DE REFORÇO / PLANTÃO DE DÚVIDAS
As aulas de reforço para o Ensino Fundamental I (Português e Matemática) e Ensino Fundamental II (Português, Matemática e Inglês) são oferecidas gratuitamente e ministradas sob encaminhamento do(a) professor(a) em horário oposto ao que o(a) aluno(a) estuda.
O plantão de dúvidas é oferecido gratuitamente pelo Colégio aos(às) alunos(as) do Ensino Médio. Alunos(as) com nota/média inferior a 6,0 estarão automaticamente convocados a frequentar o plantão de dúvidas.
Disciplinas do plantão: Português, Inglês, Matemática, Química e Física.
EDUCAÇÃO FÍSICA
As aulas de Educação Física são obrigatórias. Os(as) alunos(as) com atestado médico estarão dispensados das atividades, mas não da aula, devendo procurar seu(ua) professor(a) no início da mesma.
O atestado médico (contendo o período da inatividade, carimbo médico e CID) deverá ser entregue ao(à) Coordenador(a) da série no prazo máximo de 48 horas. O atestado não abona faltas, apenas as justifica.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O Laboratório de Informática poderá ser utilizado pelos(as) alunos(as) no horário inverso ao de suas aulas, desde que previamente agendado.
Não será permitido o uso de programas, sites e jogos que não sejam condizentes com o ambiente escolar.
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO
Adaptação da criança no colégio
O prazo médio de adaptação é de até duas semanas, de forma que a criança sinta-se segura e integrada ao grupo. Durante o período de adaptação é importante que o aluno não falte.
Dia do brinquedo (Somente Ed. Infantil)
O dia do brinquedo será sempre na última sexta-feira de cada mês. Caso haja alguma mudança, os responsáveis serão avisados via agenda. No brinquedo deve constar o nome do(a) aluno(a).
Aniversários
Os(as) alunos(as) da Educação Infantil / Ensino Fundamental I poderão comemorar seu aniversário no Colégio desde que a coordenação seja comunicada com antecedência mínima de 5 dias. Os aniversários serão comemorados dentro do horário de lanche e deverão ser atendidas as seguintes recomendações:
• Verificar o número de alunos da sala que o(a) aluno(a) frequenta;
• Enviar pratos, copos, garfos descartáveis e guardanapos;
• A festa será restrita aos colegas de sala, não sendo permitida a participação de familiares.
EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO
Adaptação da criança no colégio
O prazo médio de adaptação é de até duas semanas, de forma que a criança sinta-se segura e integrada ao grupo. Durante o período de adaptação é importante que o aluno não falte.
Dia do brinquedo (Somente Ed. Infantil)
O dia do brinquedo será sempre na última sexta-feira de cada mês. Caso haja alguma mudança, os responsáveis serão avisados via agenda. No brinquedo deve constar o nome do(a) aluno(a).
Aniversários
Os(as) alunos(as) da Educação Infantil / Ensino Fundamental I poderão comemorar seu aniversário no Colégio desde que a coordenação seja comunicada com antecedência mínima de 5 dias. Os aniversários serão comemorados dentro do horário de lanche e deverão ser atendidas as seguintes recomendações:
• Verificar o número de alunos da sala que o(a) aluno(a) frequenta;
• Enviar pratos, copos, garfos descartáveis e guardanapos;
• A festa será restrita aos colegas de sala, não sendo permitida a participação de familiares.
Casos específicos, não previstos nas normas acima descritas, serão analisados pela equipe escolar.
Estou ciente e de acordo com as “Normas Gerais de Convivência Escolar”.
São Paulo,
Data:
Aluno:
Ano:
Assinatura do Pai ou Responsável
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